Conhece seu perfil profissional?

Tempo de leitura: 2 minutos

Dentro de uma empresa encontramos uma diversidade de perfis profissionais e, para o mercado de trabalho isso é positivo, pois a complementação de perfis gera bons resultados e soluções criativas. E que bom que ninguém é igual a ninguém, nem de estrutura física enquanto matéria e nem de conhecimento enquanto sabedoria. Então porque deveríamos ser iguais dentro de uma organização? Essa pergunta é para lembrar que por muitas vezes existe o pensamento: Se todos fizessem do mesmo jeito daria certo! A boa notícia é que a diferença potencializa resultados, desde que bem gerida.
Conhecer suas potencialidades e também seus pontos de melhoria, torna o gerenciamento de pessoas mais fácil e de forma efetiva trabalha-se as competências.

Sabe quando as pessoas lhe dizem “você é muito tímido” ou “você é muito comunicativo”, elas falam olhando as suas características, mas nem sempre elas representam quem você é de verdade, pois o nosso cérebro e o nosso corpo criam maneiras de nos defendermos das pessoas e das situações e o fato de você ser comunicativo não necessariamente torna você falante. Quando as pessoas tomam consciência de seu perfil comportamental, descobrem que podem exercer seus papéis com muito mais efetividade.

Para descobrir qual é o seu perfil, no processo de Coaching usa-se um método de avaliação comportamental que avalia por meio de perguntas, atitudes entre outros, em qual perfil se encaixa e as suas características a serem elevadas e melhoradas. Claro que nós enquanto seres humanos possuímos todas as áreas de acesso comportamental, porém a dominância das habilidades comportamentais é que farão com que no processo de Coaching possamos direcionar a energia das ações para obter grande resultados.

Qual é o resultado para as empresas?
As empresas possuirão uma ferramenta poderosa, como um mapa de competências, onde poderão desfrutar de colaboradores mais preparados para as funções e claro, acelerar seus resultados, pois uma vez que já sabemos o caminho, facilitamos a nossa evolução.

Para a profissional avaliado, a vantagem está em ampliar sua visão e autoconhecimento para atingir resultados ainda melhores, sendo assim, se adaptando melhor as suas atividades e contribuindo para a produtividade de suas equipes, como consequência um avanço para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *