O que faz um coach?

Tempo de leitura: 3 minutos

O coach, que é o nome dado ao profissional, tem a capacidade de transformar a vida pessoal ou profissional das pessoas por meio de um processo que é baseado em perguntas diretas e poderosas capazes de extrair as características, fraquezas e potenciais a serem trabalhados, levando o coachee, que é o cliente, a sair do estado atual e trilhar uma jornada planejada e estruturada até seu estado desejado de forma mais rápida e segura.

O processo chamado de coaching, não é uma mágica e não é um tratamento, mas claro que exige dedicação e compromisso por parte de ambos os lados, pois as sessões podem ser individuais ou em grupo, e os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Além disso, elas podem ocorrer presencial ou online e o tempo médio para cada sessão geralmente é de uma até duas horas.

Algumas pessoas podem pensar que o processo não é eficaz ou que não é para elas, mas o coaching é para qualquer pessoa que esteja disposta a fazer ações diferentes e que elevam o seu potencial para atingir os seus objetivos. Antes de iniciar o método, é necessário que você tenha em mente quais são os seus objetivos ou identifique que para evoluir precisa de ajuda. O coach vai te ajudar na jornada do autoconhecimento e tornar mais leve e rápida a escalada até seus grande objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais e ainda, talvez você nem saiba quais são seus principais objetivos, mas esse será o desafio a ser desenhado junto com seu coach. Fazer uma autoavaliação, mergulhar nas suas profundas crenças e valores, permitir-se analisar-se de forma aberta e sem julgamentos é o primeiro passo para identificar as áreas a serem melhoradas.

Como escolher um coach?
Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), até o final de 2017, foram formados cerca de 35 mil coaches e a tendência é esse número crescer mais. Isso acontece porque as pessoas não querem trabalhar apenas por dinheiro, e isso faz com que elas busquem equilíbrio entre dinheiro e bem-estar fazendo o coaching de carreira crescer. Antes de escolher um coach é importante que você leve em consideração estes três passos.

1 – Procure coaches capacitados por instituições sérias, pois este é um mercado que possuiu órgãos regulamentadores para a profissão.
2 – Já ouviu aquela frase “não sabe? Dá um Google”. É exatamente isso. Coloque na busca o nome do profissional e analise as redes de contatos e as mídias sociais dele, pois é importante saber quais as suas experiências anteriores e o seu nicho de atuação.
3 – Depois de fazer os passos anteriores, é necessário entrar em contato e verificar a disponibilidade do profissional e, às vezes, pode ser difícil conseguir um espaço na agenda do mesmo. Neste caso, é sempre bom ter mais de uma opção de coach ou até mesmo tentar marcar uma conversa online, uma sessão experimental, onde você pode fazer um contato mais próximo e identificar se gera uma conexão, pois essa talvez seja a parte fundamental de qualquer processo de busca de alta performance, a conexão entre as pessoas e, principalmente, aquele profissional que lhe acompanhará numa jornada tão importante na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *