Perguntas certas podem te levar a pensar além

Tempo de leitura: 1 minuto

O método de coaching dentre várias ferramentas utilizadas, chamamos a atenção para a arte de fazer as perguntas, pois o coach faz esse papel, utilizando a maiêutica. Não se trata de trazer interrogações simplesmente por trazer, mas sim de provocar no coachee uma reflexão direcionada para que ele encontre as respostas para ir além. Então, saber perguntar é essencial para o coach, uma habilidade que vai se desenvolvendo e aperfeiçoando com a prática.

Diferentemente de um conselheiro, o coach não dá respostas para o coachee, apenas serve de apoio, ponte de relação. O papel do profissional é fazer o cliente refletir sobre a sua vida atual e sobre suas crenças e comportamentos. É através das perguntas, que o coach ajudará a identificar os hábitos atuais para entender como eles estão sabotando ou promovendo os resultados pessoais e/ou profissionais do cliente.

O que as perguntas podem revelar?

No processo de coaching, a sessão acontece em grande parte guiada pelas perguntas e sempre que queremos alcançar algum resultado diferente, a primeira pergunta que vem à cabeça é “como vou fazer isso?” Todas as mudanças são precedidas de uma ação que gera questionamentos para nos levar do estado atual até o estado de desejo.

As perguntas revelam, por exemplo, sobre bloqueios emocionais e crenças limitantes, comportamentos e pensamentos sabotadores, medos e dificuldades, mágoas, angústias, raiva e ressentimentos, sonhos, desejos e planos não realizados entre outros pontos.

As perguntas quando focadas, são capazes de revelar as emoções e situações mais importantes de uma pessoa. Durante cada sessão, as perguntas são orientadas para atingir metas específicas como: família, saúde, finanças ou carreira. O coach consegue avaliar várias possibilidades de evolução e níveis de comprometimento do coachee utilizando as várias ferramentas viáveis em um processo de profundo autoconhecimento como o do coaching. Definir objetivos, estimular as ações práticas, corrigir a rota é a alma de um processo conduzido por um profissional de coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *