Espelho, espelho meu…quem sou eu?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você se conhece na essência? Até que ponto a imagem que tem de si mesmo influencia onde pode chegar?

O que é mais importante para te levar à realização plena como pessoa e como profissional: quem você é ou o que deve fazer?

O que te levará ao sucesso: características como integridade, coragem, humildade, fidelidade, paciência e entusiasmo? Ou uma atitude positiva, acreditar que é possível, um “modelo” a ser copiado?

Erroneamente, muitos veem o coaching como “motivação”. E as redes sociais estão abarrotadas de frases como “acredite em si”, “basta acreditar que seu sonho vai se realizar” etc, etc. Frases chavões. Lugar comum. Superficialidade.

Lamento dizer, mas simplesmente “acreditar” não fará seu sonho se tornar realidade. “Acreditar” poderá, sim, lhe ajudar! Mas só até certo ponto. Potencializará uma atitude mental positiva que levará aos próximos passos rumo ao sucesso. E qual é esse próximo passo? A busca pelas ferramentas que, estas sim, lhe levarão a alcançar seus objetivos. Ferramentas que mostrarão quem você é!

AUTOCONHECIMENTO

Uma das metáforas muito usadas no coaching diz que “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Saber onde quer chegar, portanto, é um dos passos na jornada rumo à realização plena. Só um dos passos.

Para trilhar esse caminho, você precisará saber como fará a jornada, se está preparado, se tem as características necessárias. E quais são essas características? Coragem, paciência, entusiasmo, integridade, organização, criatividade, foco, sociabilidade… Todas essas ou algumas dessas. Ou seja: o sucesso depende muito do autoconhecimento.

Quer ter sucesso? Tem que saber quem é. Quais suas principais características? O que faz muito bem? Quais os seus pontos fortes? Talentos? Ter uma atitude mental positiva sem conhecer suas reais características é como saber que há um tesouro a ser encontrado, mas não ter o mapa em mãos. Ou seja: não serve para quase nada!

ESPELHO, ESPELHO MEU…

Nem sempre essas informações estão claras, disponíveis. Até porque, na maioria das vezes, o que vemos é apenas uma PERCEPÇÃO da realidade. Imagine-se na frente de um espelho. Ali, na sua frente, está como você se vê. Alto, baixo, gordo, magro, cabelos longos ou curtos. Essa imagem reflete quem você é? Não! Reflete apenas uma percepção. Uma parte de quem você é! E a interpretação dessa imagem é ainda mais perigosa. Pois estará “contaminada” pela opinião dos outros, absorvidas durante toda a sua história. Armadilha mortal!!!

A imagem do espelho não mostra o que está atrás de você! E, talvez, ali esteja o grande segredo da sua realização pessoal, emocional, familiar ou profissional. Você representa na sua vida o que você acredita ser real. Mas, lamento informar, sua visão de si mesmo é incompleta! A autoimagem é muito, muito poderosa! E, garanto, na maioria das vezes, enganosa. Talvez você não tenha consciência de quem realmente seja. Talvez tenha uma visão distorcida da sua real capacidade. E, na ignorância, não acessa seu real poder!

MUDANÇA DE PARADIGMA

Respondendo à pergunta que abriu esse artigo: o mais importante é quem VOCÊ É, e não suas atitudes! Ao saber quem é, saberá quais atitudes deverá adotar para se potencializar! A grande e poderosa transformação que verifico diariamente no meu trabalho como Business Coach vem da mudança da percepção que o coachee tem de si mesmo. Vem da mudança de paradigmas que, até então, nortearam a vida daquela pessoa. A grande e poderosa transformação vem da tomada de consciência. A partir daí, sim, o indivíduo estará preparado para adotar novos comportamentos condizentes com a verdadeira imagem. Condizentes com quem a pessoa REALMENTE É!

Enfim, ao se descobrir, você enxergará um novo mundo! Mudança da percepção sobre si mesmo. Mudança de paradigmas sobre o mundo. E aí? Você ainda só vê sua imagem no espelho? Ou já conhece o que está por trás? Talvez seja hora de começar a buscar essas respostas. E, a partir daí, acessar definitivamente, o poder que existe dentro de você!

 

Marcos Giraldi
Head Trainer & Business Coach
SKALE Desenvolvimento Humano
Assessoria, Consultoria e Treinamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *