Como engajar a equipe e aumentar a produtividade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Diante da competitividade do mercado, alcançar os resultados a um custo mais baixo, em menos tempo e com mais qualidade, se tornou a palavra de ordem. Porém, os gestores sabem que é impossível atingir a produtividade apenas com investimentos em infraestrutura e equipamentos. Sendo assim, um fator se faz essencial: o engajamento da equipe.

Sem um time realmente comprometido com os resultados da organização, a empresa fica patinando em um patamar em que não consegue aumentar a produção de acordo com a demanda do mercado.

Então, o engajamento pode ser definido de diversas formas, mas talvez a forma mais significativa seja a que mostra a relação de identificação das pessoas com os valores e objetivos do um negócio. Toda vez que as pessoas percebem sentido se engajam.

Quando o profissional está engajado, além de criar uma ligação afetiva com a empresa, o que leva a empregar um alto índice de energia para realizar as suas tarefas diárias, as suas atribuições com a visão de propósito pessoal o que garante um significado especial à sua vida.

Como aumentar o engajamento da equipe?
Alcançar o engajamento da equipe é uma iniciativa complexa que requer mais do que criar campanhas de endomarketing. E nós vamos te falar alguns meios para conseguir isso.

Diferencial de contratação
A empresa tem um papel fundamental em produzir engajamento e um grande diferencial é obter uma leitura das habilidades e potenciais das pessoas para essa leitura assertiva. Um dos diferenciais é usar a ferramenta para elaborar o perfil comportamental. Por mais que a pessoa possa mudar e se adaptar a cultura organizacional, o engajamento será mais fácil se você optar por uma contratação de candidatos apaixonados e dispostos a vestir a camisa da empresa. Para isso conhecer seu mapa de habilidade e potenciais é indispensável.

Mindset organizacional
Outro ponto importante é o mindset organizacional, o jeito de pensar e agir na empresa. Uma liderança descompromissada, pouco objetiva e que não conhece as relações dentro de sua equipe, não conseguirá engajamento, sendo assim, para influenciar os liderados, é necessário que os níveis gerenciais incorporem os valores da empresa e estimulem a quebra de padrões negativos e a repetição dos bons comportamentos e ideias. Proporcionar experiências positivas de mudança de pensamento, ajuda e muito, segundo pesquisas da Psicologia Positiva Aplicada, as organizações elevam até 30% a mais de produtividade, oportunizar que a pessoa exerça o que tem de melhor no trabalho.

Valorize as pessoas
É importante que a pessoa se sinta valorizada por parte da empresa, sinta-se visto, observado positivamente – e isso inclui deixá-lo ciente das características que levaram à sua contratação e como a empresa espera atingir os resultados. A valorização envolve também oportunidades para a evolução pessoal e profissional. Clareza de objetivos gera possibilidade de valorização de atitudes.

Clima organizacional
O clima de uma empresa é fruto de como as pessoas se relacionam dentro dela, bem como seus resultados. Sendo assim, o engajamento é proporcional as experiências vivenciadas no ambiente profissional. Quando as pessoas são inseridas em um clima de cooperação, responsabilidade compartilhada e possibilidade de expor suas ideias e perseguirem seu propósito, respondem com comprometimento. Mas é preciso que os valores e a visão não sejam impostos e sim compartilhados e vivenciados positivamente.

E aí, vamos elevar os resultados da empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *