Felicidade é essencial?

Tempo de leitura: 4 minutos

O essêncial é a felicidade.

Você é Feliz? Feliz no Trabalho? Feliz com sua Vida?

Eis uma definição muito difícil de fazer, para os gregos a Felicidade significava Prosperidade, ou seja, tudo esta dando certo, logo estamos felizes. E hoje, o que definimos como felicidade?

Fortaleço meu conceito com as Palavras do Filósofo Mario Sergio Cortella, “ Felicidade é igual a Realidade, menos Expectativas”. Desta forma, compreendemos que a felicidade não é permanente, são episódios, instantes elevados ao máximo.

A arte de se fazer perguntas, chama-se filosofia e é muito adotada nos Processos de Coaching onde elevamos o Potencial das pessoas. Elevar suas reflexões, para olhar em volta e buscar em si, as possíveis respostas. A pesquisa mais antiga da história até hoje sobre Felicidade, foi realizada por Doutores de Harvard, durou 75anos. Os pesquisadores descobriram que os indicadores para se envelhecer bem e feliz; não estavam ligados ao bem estar físico e financeiro, e sim aos relacionamentos bons e duradouros.

VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO RÁPIDO AGORA: Quantos amigos você tem? Há quanto tempo são amigos? Não vale aqueles das redes sociais, me refiro aos amigos com quem você pode contar, aqueles amigos que você pode fazer uma ligação numa terça-feira as 3h da manhã apenas para desabafar; aquele amigo que você sabe que mesmo com todos os imprevistos ele estará lá no horário marcado. Pensou?

NÃO É O NÚMERO de relações de amizade que determinam a felicidade e sim a QUALIDADE dessas relações, a capacidade de fazer as pazes e lidar com as diferenças.

CONTINUE REFLETINDO COMIGO: E a sua família? Como é sua relação com sua família? E seu trabalho? Você é feliz fazendo o que faz hoje? As relações duradouras e verdadeiras, promovem vida longa e ajudam não só o nosso corpo como também nossa memória, a probabilidade de doenças se afasta a medida que mantemos nossas relações saudáveis. A solidão mata, o isolamento social dói, fisicamente.

MAS VALE LEMBRAR que Só pensar positivo não atrai felicidade, são necessárias Ações!

No tema Felicidade estão envolvidos muitos comportamentos voltados para a ética, pois se vivemos em sociedade precisamos nos adaptar. A questão é que a grande maioria acredita que o mundo precisa melhorar para que ela fique feliz.

ALGUNS COMPORTAMENTOS DE PESSOAS PROSPERAS: Compreensão,  Capacidade de colocar-se no lugar do Outro e Gratidão.

É importante aumentar a busca pelo essencial e reduzir a busca pelo fundamental. Confusões a parte: entenda-se que Fundamental é um meio e o essencial é o fim!

Dinheiro é fundamental, pois nos proporciona muitas coisas, mas essenciais são as relações que construímos, ao longo de nossa existência.

TALVEZ VOCÊ RECORDE QUE AS MELHORES COMEMORAÇÕES da sua vida, estavam lá as pessoas que ama ou admira e talvez não tivesse tantas variedades de comidas e bebidas e ainda nenhum carro na garagem, mas muito amor, risos e boas conversas envolvidas.

O ESSENCIAL é permanente, faz parte da nossa constituição humana e o FUNDAMENTAL é apenas um meio. Lembre-se sempre de dar-se conta disso. Felicidade não é contínua e permanente, são instantes fantásticos, que ficam registrados com todos os seus elementos e que a memória faz questão de guardar.

QUER VERIFICAR RAPIDAMENTE SE VOCÊ É FELIZ NO SEU TRABALHO?

RESPONDE AÍ: O que tem no seu trabalho e que você gosta? Como é a sua relação com a sua escolha profissional? Como você acorda todos os dias para lidar com seu dia? Quem você admira naquele lugar?

Fica aqui um registro importante, a felicidade é um conjunto de pequenos instantes fantásticos, no tempo do relógio e no tempo da memória afetiva.

QUER SER FELIZ? RESPONDE AÍ: O que você esta fazendo todos os dias para ser feliz agora? Você ama o que faz? Que pessoas são referências para você? O que você irá fazer efetivamente nos próximos 3(três) dias para transformar sua realidade? Liste pelo menos 3(três) coisas que acredita em você?

Passemos a ver os problemas como oportunidades e lidemos melhor com nossas emoções, desta forma seremos muito mais felizes. Muito do que fazemos em um processo de Coaching de Carreira, por exemplo, é esse trabalho de ajustar as lentes para que o Foco aconteça.

Muitas vezes, acredite o problema não são os outros e nem o seu trabalho, a empresa, a vizinhança, os lug

ares que você frequenta e sim a forma como você encara tudo isso, e isso só você pode transformar.

 

Seja a felicidade que você deseja!

Conte comigo.

 

Kelly de Moraes – Psicóloga, Pedagoga, Master Coach e CEO da Skale Desenvolvimento Humano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *